Paris está vivendo uma revolução no transporte urbano. Pela primeira vez, o número de ciclistas na cidade superou o de motoristas de carros, refletindo uma mudança significativa nos hábitos de deslocamento e na infraestrutura urbana.
Desde 2020, sob a liderança da prefeita Anne Hidalgo, Paris implementou várias reformas para promover o uso de bicicletas. Entre essas medidas, destacam-se a expansão das ciclovias e a restrição de carros em certas áreas da cidade. Hoje, a cidade conta com mais de 1.000 km de vias acessíveis para bicicletas, das quais 300 km são exclusivas para ciclistas
Os dados mais recentes revelam que, entre 2022 e 2023, 11,2% dos deslocamentos em Paris foram feitos de bicicleta, enquanto apenas 4,3% foram feitos de carro (GIGAZINE). Durante os horários de pico, a discrepância é ainda mais notável, com 18,9% das viagens sendo feitas de bicicleta e apenas 6,6% de carro
Essa transformação não foi isenta de desafios. A mudança repentina nos hábitos de transporte gerou tensões e conflitos nas ruas. No entanto, as autoridades parisienses continuam a investir em infraestrutura para acomodar o crescente número de ciclistas, incluindo planos para aumentar o número de estacionamentos para bicicletas para mais de 130.000 espaços
O exemplo de Paris serve como um modelo para outras cidades que buscam tornar seus centros urbanos mais sustentáveis e amigáveis aos ciclistas. A capital francesa está mostrando ao mundo que é possível reduzir a dependência de carros e promover formas de transporte mais ecológicas e saudáveis.